Instituto [Eventos & Exposições]
1
Instituto, Porto
23 Out 2021—19 Nov 2021

 
Exposição
NÃO É NADA É ISTO TUDO
 
A peça central desta exposição, Angueira, é uma escultura composta por troncos que encontrámos nas margens do rio Angueira (Miranda do Douro) e que originalmente serviu como estrutura improvisada para uma captação de som nesse mesmo rio.

 

Desprovida da sua função original, Angueira funcionou nesta exposição como um limitador de espaço e de circulação, possibilitando ao mesmo tempo diferentes enquadramentos para uma série de fotografias de Nuno Barroso. Estas fotografias mostram-nos paisagens e realidades associadas aos rios, mas também alguns momentos nossos de convívio e de pesquisa.

 

Por último, apresentámos a nossa coluna portátil – que utilizamos nas nossas caminhadas e que nesta exposição emitiu algumas das nossas gravações feitas em residência – e um dos nossos pequenos barcos desdobráveis.

 

+ info:
oinstituto.pt

 
Folha de sala
NÃO É NADA É ISTO TUDO
 
Entre o funcional e o experimental, o mapeamento e o jogo, a ética e a estética, o utópico e o distópico, reside parte do questionamento do coletivo Guarda Rios relativamente à forma como o capital tem vindo a instrumentalizar o mundo natural, em particular os rios.
 
A gestão inadequada da água, a crescente seca, os impactos nefastos das indústrias e das hidroelétricas, o turismo de massas, as ameaças à floresta autóctone, espelham as consequências do abandono do interior e a desvalorização de culturas ancestrais de proximidade com o meio envolvente. Estas têm sido questões que o coletivo tem mapeado desde 2019, percorrendo geografias que vão do interior ao litoral e de norte a sul do país.
 
O INSTITUTO inaugura um novo ciclo de exposições deste coletivo, nas quais são colocadas as seguintes perguntas:
 
Como traduzir no formato de exposição, questões que são por natureza sistémicas, como a ecologia, a gestão do território ou o activismo?
 
Como traduzir em imagens, objetos, sons, um projeto que envolve a participação de pessoas, cuja energia vive do improviso e da experimentação?
 
Será realmente possível a ligação entre a Estética e a Ética?