Observatório dos rios [Eventos & Exposições]
Santa Maria da Feira — Ourém — Tavira
06 Mar 2023—22 Out 2023

Observatório dos rios consiste num conjunto de cenários, pequenas dramaturgias, jogos e ações desenvolvidas com a comunidade e que convidam a refletir sobre o que é um rio e a importância dos ecossistemas fluviais.
 
A água é fundamental para o planeta. Nela surgiram as primeiras formas de vida e a sua força esculpe vales e rios que possibilitam a evolução da vida terrestre. Desde a antiguidade símbolo de fertilidade, transformação, força e purificação, a água parece vir a ser um recurso cada vez mais difícil de gerir devido às mudanças que o planeta Terra atravessa e o modelo extrativista das atividades humanas. Mas, no entanto, os rios continuam a querer ser rios e a fazer aquilo que sempre fizeram.
 
Perguntemos então à grande enguia de prata que há milhares de anos concretiza umas das maiores migrações planetárias, o que ela terá de fazer para descer o rio e quais as peripécias que passou para o poder subir.
 
Perguntemos sobre a longa viagem dos sedimentos e qual a sua influência sobre os ecossistemas, ou qual a razão de tantos episódios de cheias e secas extremas nas últimas décadas.
 
Entre o global e o local, o esotérico e o científico, este será um Observatório dos Rios cujo manifesto dependerá da participação da população.
 
 
TAVIRA
Por acontecer – 21 e 22 Outubro 2023
 
OURÉM
Parque Natureza do Agroal
20 e 21 Maio 2023
 
Participantes:
Albardeira Associação Cultural, Equipa Parque Natureza do Agroal, Grupo de Teatro Amador de Seiça, Alunos do 3º e 4º ano do Centro Escolar da Freixianda, Grupo de Escuteiros da Ribeira do Fárrio, Daniela Antunes, Humberto Piedade, Isabel Sousa, Ana de Lemos, Nur de Lemos, António Graça, João Martins, Marisa Ribeiro, Sara Reis, Célia Marques, Nelson Costa, Alexandra Costa, Adriana Costa, Alicia Costa
 
SANTA MARIA DA FEIRA
ICC – Imaginarius Centro de Criação
Travessia da cidade até á Casa do Moinho junto ao Rio Cáster
18 e 19 Março 2023
 
Participantes:
Lídia Gomes de Almeida, Manuel Magalhães, Ivone França, Bemvinda Leite, Diogo Bastos Pinho, Pedro Duarte, Sara Vitália, Mariana Pinto, Mariana Silva, Luana Pereira, Beatriz Magalhães, Bruna Mendes, Carolina Rocha, Marta Costa, Bruna Ferreira, Anita Moreira, Liliana Costa, Marta Lavrador
Escola Secundária de Santa Maria da Feira – Turma de Artes 11ºL, Orquestra Criativa, Grupo das Tricotadeiras.
 
 
O Observatório dos rios é uma co-produção com o Teatro Nacional Dona Maria II – Odisseia Nacional com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.