Sympósion [Eventos & Exposições]
Vila Velha de Ródão
17 Set 2021—19 Set 2021

 
SYMPÓSION — Isto não é um rio, é uma albufeira
 

Convocámos um encontro entre diferentes artistas, investigadores e coletivos ligados ao rio Tejo, em particular à região de Vila Velha de Ródão. Este encontro teve lugar na Herdade da Tapada da Tojeira, entre os dias 17 e 19 de Setembro, no decorrer dos quais se organizaram atividades públicas.

 

No primeiro dia recebemos os nossos convidados e durante a refeição partilhámos algumas das nossas transcrições de conversas que ocorreram em residências anteriores, em diferentes rios. Foi proposta a leitura da transcrição da conversa que tivemos com o António Velho, pescador conhecido como “Escalo”, de Miranda do Douro – poderão ler esta transcrição na íntegra em Investigação > Casa da Ti Cura.

 

No dia 18 organizámos um piquenique junto à foz da Ribeira do Áçafal, a partir do qual se criou um debate em torno do Tejo, que contou com a participação de Samuel Infante (Quercus Núcleo Regional de Castelo), Jorge Gouveia (Grupo de Estudos do Alto Tejo), Ana Catarina Miranda e Lígia Figueiredo (Rios Livres/GEOTA), Patrícia Gomes (realizadora do webdoc Rondom) e António Pinto (pescador local).

 

Em seguida apresentámos um concerto improvisado sobre a jangada, com a participação de André Tasso em diálogo com captação em tempo real de hidrofones (Francisco). Tivemos também um momento musical expontâneo de Donatello Brida e Filippo Baraldi.

 

Regressámos à Tojeira para preparar o fogo para o jantar paleolítico idealizado e preparado pela Ana Braz (Arqueóloga). Houve coelho e codornizes assados, e lingueirão e ameijoas cozidos no chão sobre pedras pré-aquecidas pelas brasas. Houve ainda projecção do filme do João Ferro Martins – residência na bacia do Douro (Maio de 2021) – com acompanhamento musical de André Tasso.

 

Terceiro e último dias, fomos ao Pego das Portas na margem sul do Tejo, a jusante das Portas de Ródão, para algumas manobras fluviais com os nossos pequenos barcos portáteis. Como despedida, fizemos uma pequena caminhada até ao Castelejo para uma vista panorâmica sobre o Conhal do Arneiro e o Tejo.

 
_____

 

Participantes:
Ana Catarina Miranda – Rios Livres/GEOTA
Ana Braz — Arqueóloga
André Tasso — Músico
António Pinto — Pescador local
Benjamim Virasoro – surfista
Ewelina Rosinska – realizadora
Fátima Barahona — Tadelakt Portugal
Filippo Baraldi — Músico e etnomusicólogo FCSH/UNL
Graça Passos — Anfitriã Tapada da Tojeira
Hiroatsu Suzuki — Realizador
Jorge Gouveia — Grupo de Estudos do Alto Tejo
Lígia Figueiredo Reis – Rios Livres/ Geota
Patrícia Gomes – realizadora
Samuel Infante — Quercus Núcleo Regional de Castelo

 

Apoio:
Graça Passos e Luís Coutinho – Herdade da Tapada da Tojeira