Museu do Côa [Investigação]
SONS
Fundo do Côa
Canto nocturno (velocidade 50%)
Gravura precisão
Auroques Xamânicos
Museu do Côa
Vila Nova de Foz Côa
05 Mai 2021—10 Mai 2021

O Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia — CIUHCT convidou o coletivo Guarda Rios a fazer uma intervenção no Museu do Côa no decorrer do Fórum do Antropoceno, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Museu do Côa no âmbito da presidência portuguesa da comissão europeia.
 
Para dar resposta a este convite fomos recebidos pela Teresa e o Miguel na Casa dos Primos, na Muxagata, com os quais falámos muitas vezes sobre este território e para o qual nos foram dadas muitas pistas.
 
No Museu do Côa trabalhámos directamente com a Dalila Correia e pudemos aprender sobre muito do que está implicado neste parque arqueológico com o António Jerónimo e o desenhador Fernando Barbosa. Visitámos as gravuras da Canada do Inferno, da Ribeira de Piscos e da Penascosa e experimentámos várias plataformas flutuantes no rio Côa, na Quinta da Ervamoira.
 
No decorrer do Fórum do Antropoceno fizémos diversas visitas guiadas à intervenção do coletivo no museu e participamos nas diversas apresentações e debates do evento.