Santa Maria da Feira [Investigação]
Imaginarius Centro de Criação
Santa Maria da Feira
09 Mai 2023—21 Mai 2023

 
Iniciámos o nosso primeiro Observatório dos rios em Santa Maria da Feira e esta aventura do Programa Atos: Participação, uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e a Fundação Calouste Gulbenkian. Foi um mês de encontros e trabalho de co-criação com a comunidade que culminou com duas apresentações públicas – 18 e 19 de Março – no Imaginarius Centro de Criação.
 
Criámos o grupo Observatórios dos Rios de Santa Maria da Feira, que se reuniu duas vezes por semana para pensar e partilhar questões ligadas á água e á vida no planeta. Nestas sessões o nosso papel, foi o de propor questões aparentemente simples, “o que é um rio?, “será que um rio nasce na montanha ou no mar?”, “para onde vai a água?”, ou “qual foi a última vez que mergulharam num rio?” e a partir de cada uma desta perguntas, procurou-se construir questionamento não só conceptual mas também através do palato, do tacto, da escuta e da visão.
 
A enguia é uma das figuras simbólicas deste projeto, convocada através de uma grande peça articulada com tecido, peça desenvolvida em colaboração com a Turma do 11º L da Escola Secundária de Santa Maria da Feira. A longa migração que a Enguia faz desde do Mar de Sargaços ás zonas costeiras da Europa e as diferentes barreiras (barragens, indústrias etc) que ela tem que ultrapassar para poder subir um rio, serviu de mote para se falar sobre ecologia, a interligação entre os ecossistemas e a urgência de se pensar de forma holística.
 
Colaborámos com um grupo de dezanove tricotadeiras que criaram um conjunto de ponchos e passa-montanhas em lã que serviram de “figurinos-de-protesto” para participantes e público poderem usar nos dias de apresentação. Os pontos usados nestas peças foram inspirados em padrões de movimento ligados á água, entre outras referências.
 
Colaborámos também com a maravilhosa Orquestra Criativa e o maestro Aleksandar Caric Zar, com quem criámos ambientes sonoros e uma ação de rua com diferentes instrumentos. Os dois instrumentos sonoros propostos pelo coletivo Guarda Rios foram o litofone e a cana rachada, trabalhados pela Orquestra Criativa em dinâmicas de improvisação e de comunicação de grupo.
 
Observatório dos Rios consiste num conjunto de cenários, pequenas dramaturgias, jogos e ações desenvolvidas com a comunidade e que convidam a refletir sobre o que é um rio e a importância dos ecossistemas fluviais.
 
Mais informação sobre o Observatório dos Rios aqui.
 
 
O Observatório dos rios é uma co-produção com o Teatro Nacional Dona Maria II – Odisseia Nacional com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.