Construir uma cabana [Eventos & Exposições]
Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos — Foz do Arelho
26 Mar 2022—27 Mar 2022

O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos, o Colectivo Guarda Rios e a comunidade local juntaram-se para a construção de uma réplica de uma «barraca» dos pescadores da Lagoa de Óbidos.
 
Com esta experiência aprendemos sobre a origem e a história destas construções primitivas, os pescadores que as habitaram, de que materiais vegetais eram feitas e reflectir sobre as alterações que aconteceram nesta paisagem nas últimas décadas.
 
Na margem sul da Lagoa de Óbidos ainda hoje encontramos algumas cabanas de pescadores locais, utilizadas para estes guardarem apetrechos da pesca e descansarem. Mas as primeiras cabanas da Lagoa de Óbidos surgiram na Ponta da Ardonha, junto ao Braço da Barrosa, há mais de 200 anos. Foram construídas pelos «Varinos», pescadores vindos da Murtosa, no distrito de Aveiro, nas suas primeiras migrações.
 
Durante os oito meses de companha que os Varinos passavam na Lagoa de Óbidos, essas cabanas serviam de habitação – “ali cozinhavam, dormiam e guardavam o pouco que tinham”. Delas, hoje apenas restam registos fotográficos e memórias antigas.
 
DURAÇÃO: 6h
PONTO DE ENCONTRO: Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos — Foz do Arelho
PÚBLICO-ALVO: adultos, jovens e crianças a partir dos 6 anos de idade
ORGANIZAÇÃO: Coletivo Guarda Rios, Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos/ Liga para a Protecção da Natureza e Junta de Freguesia da Foz do Arelho